Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gilmar Mendes suspende todas as ações criminais contra Eduardo Paes

Gilmar Mendes suspende todas as ações criminais contra Eduardo Paes


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (6) uma medida cautelar que suspende todas as ações penais e investigações criminais contra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Essas ações foram iniciadas após a delação de Lélis Teixeira, ex-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro.

A defesa de Paes alegou dificuldades em acessar o conteúdo da delação desde 2020, com pedidos ainda não atendidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Apesar da insistência, os pedidos até hoje não foram decididos pelo STJ, o que impede que o delatado tenha acesso a elementos de prova que são necessários para o exercício do direito de defesa”, afirmou a defesa de Paes.

Além disso, a defesa suspeita de uso político da delação por parte do Ministério Público do Rio, especialmente durante o período eleitoral. “Sinalizando para a possível reiteração do padrão comportamental de escassa ortodoxia que marcou a atuação de alguns setores daquela nobre instituição à época da Lava-Jato”, indicou a defesa.

Em sua decisão, Mendes também ordenou a suspensão de uma ação de improbidade administrativa contra Paes, que estava em andamento na 16ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro. O ministro instruiu ainda ao STJ que permita à defesa de Paes acessar “todos os elementos informativos do acordo de Lélis Teixeira que apontem para a responsabilidade criminal do requerente e que não se refiram a diligências em curso, incluindo os registros das tratativas preliminares mantidas entre o colaborador e a PGR e da audiência de homologação”.

A medida tomada por Gilmar Mendes será submetida ao referendo da Segunda Turma do STF.



Link da fonte aqui!