O estado da Paraíba desponta como um dos mais inovadores ao ocupar a segunda posição na região do Nordeste e a nona colocação no ranking que considera todas as unidades da federação do Brasil. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, cuja produção e divulgação é feita pelo Centro de Liderança Pública. O pilar da inovação, que é considerado nesta avaliação, será um dos principais temas da programação do Nordeste On (NEon), evento que será promovido pelo Sebrae/PB e Governo do Estado, entre os dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções da cidade de João Pessoa.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, a posição de destaque ocupada pela Paraíba no ranking entre os dez estados que mais inovam no país demonstra o potencial que existe no território para desenvolvimento de iniciativas com foco na inovação em diversos setores da economia.
“A inovação é um dos principais impulsionadores da competitividade, pois permite que as empresas e instituições se diferenciem no mercado por meio de produtos, serviços e processos mais eficientes e relevantes. O destaque da Paraíba nesse aspecto sugere que o estado está se tornando mais competitivo em âmbito regional e nacional”, enfatizou.
Entende-se como inovação a introdução de novas técnicas e métodos que transformam positivamente os processos existentes no interior das empresas, organizações e da sociedade em geral.
Ainda conforme a analista técnica do Sebrae/PB, a instituição desempenha um papel crucial no fomento à inovação e no apoio aos pequenos negócios, contribuindo significativamente para a realidade positiva que a Paraíba está vivenciando. “Através dos programas de capacitação e consultoria especializada para empreendedores e empresários, o Sebrae oportuniza o desenvolvimento de habilidades de gestão e o aprimoramento de seus processos para adoção das práticas inovadoras em seus negócios. As ações voltadas aos ecossistemas locais de inovação são também fundamentais”, comentou Rafaella Catão.
Ranking de Competitividade dos Estados – Sete indicadores foram considerados no processo de avaliação do ranking que coloca a Paraíba como um dos estados que mais inovam. São eles: investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento, patentes, bolsa de mestrado e doutorado, empreendimentos inovadores e pesquisa científica. O estudo, que foi desenvolvido em 2023, também ganhou amplitude ao considerar dois novos indicadores: empresas de alto crescimento e informação e comunicação.
O ranking tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação, demonstrando para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública nos territórios de cada estado.
UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA
‘Novo lar’: Maíra Cardi compra mansão de Neymar Jr. por R$ 40 milhões Posted on13…
Ana Castela e Gustavo Mioto não formam mais um casal, essa é a terceira vez…
O Ministério da Saúde lançou diretrizes para a eliminação da aids e da transmissão do…
Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (13) aponta que 34% dos brasileiros avaliam o governo do…
Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provocou…
A Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto Somos Capazes, completa três anos e comemora…