Categories: MundoNotícias

Ministros das Finanças aprovam hoje plano de reformas na Ucrânia para avançar com 50 mil milhões de euros – Guerra na Ucrânia



Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) devem esta terça-feira aprovar um plano com 69 reformas e 10 investimentos na Ucrânia até 2027, no âmbito do Mecanismo de Apoio à Ucrânia de 50 mil milhões de euros.

A discussão consta da agenda da reunião dos ministros das Finanças da UE, esta terça-feira em Bruxelas, segundo a qual os responsáveis europeus da tutela – como o português Joaquim Miranda Sarmento – irão fazer um “ponto de situação sobre o impacto económico e financeiro da agressão da Rússia” e serão informados sobre “a implementação do Mecanismo de Apoio à Ucrânia”.

No âmbito deste ponto, deverá ser aprovado o plano previamente aceite pela Comissão Europeia com 69 reformas e 10 investimentos na Ucrânia até 2027, que obrigam ao cumprimento de 146 indicadores para apoio financeiro da UE.

Fontes europeias adiantaram à Lusa que o documento deverá ser aprovado, já que “não se regista oposição”, de momento, entre os Estados-membros.

Em causa está o novo Plano para a Ucrânia para os próximos quatro anos, ao abrigo do recentemente aprovado Mecanismo de Apoio à Ucrânia da UE, que visa uma ajuda financeira regular ao país para manter a administração em funcionamento, pagar salários e pensões, prestar serviços públicos e para se reconstruir, enquanto se continua a defender da invasão russa.

Este ano, o apoio europeu deverá ascender a 18 mil milhões de euros (dos 50 mil milhões de euros totais), no âmbito deste documento que a Comissão Europeia aprovou e que propôs que os Estados-membros dessem a ‘luz verde’ final para a ajuda avançar.

Cálculos de Bruxelas estimam que, se todas as reformas e investimentos propostos forem aplicados, o Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia poderá registar um aumento de 6,2% até 2027 e de 14,2% até 2040.

Após a esperada ‘luz verde’ desta terça-feira, a UE poderá então avançar com 1,89 mil milhões de euros de pré-financiamento, depois de em março já ter desembolsado 4,5 mil milhões de euros e de em abril ter mobilizado 1,5 mil milhões de euros.

A ideia é que estas verbas sejam para já mobilizadas para Kiev por tranches e na modalidade de empréstimos, por serem mais rápidos de operacionalizar.

Em meados de fevereiro, o Parlamento e o Conselho da UE chegaram a acordo sobre a ajuda financeira de 50 mil milhões de euros à Ucrânia, no âmbito da revisão do Quadro Financeiro Plurianual 2024-2027 da UE, após uma ‘luz verde’ dos líderes europeus, dada dias antes.





Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Paraíba atinge marca histórica com 80 cidades incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro

A Paraíba deu um importante passo no desenvolvimento do turismo estadual ao ter 80 de…

41 minutos ago

Três magistrados deixam gabinete de Moraes no STF em meio a caso de vazamentos, segundo Estadão

De acordo com publicação do jornal Estadão, três magistrados deixaram o gabinete do ministro Alexandre…

1 hora ago

Câmara aprova urgência e inicia análise de projeto que prevê medidas contra tarifas de outros países; acompanhe – Notícias

02/04/2025 - 17:07   •   Atualizado em 02/04/2025 - 17:13 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…

1 hora ago

Servidores empossados do IPM-JP comemoram estabilidade profissional e financeira

Os sorrisos estampados no rosto não escondiam a emoção dos 25 aprovados no concurso do…

2 horas ago

Relator pede cassação de mandato do deputado Glauber Braga no Conselho de Ética – Notícias

02/04/2025 - 16:17   Bruno Spada / Câmara dos Deputados Glauber Braga (C) é acusado…

2 horas ago

PF indicia ex-assessor do TSE por vazamento de mensagens sobre Moraes

Instagram A Polícia Federal indiciou o ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED)…

3 horas ago