Nesta quarta-feira (15), Ivete Sangalo anunciou em suas redes sociais o cancelamento de sua megaturnê “A Festa”, que celebraria seus 30 anos de carreira. O primeiro show estava programado para acontecer em Manaus no dia 1° de junho, mas a decisão foi tomada devido à falta de planejamento adequado por parte da produtora responsável pela turnê, segundo a cantora.
“Honrando a transparência e a responsabilidade que marcam sua carreira, Ivete Sangalo e seu escritório optaram por cancelar a turnê ‘A Festa’. A decisão, embora dolorosa, revelou-se necessária a partir da constatação de que a produtora responsável pela realização dos shows não conseguiria garantir as condições necessárias para que as apresentações da artista acontecessem da forma como foram concebidas, com a excelência e segurança prometidas e acordadas,” declarou a cantora em seu comunicado.
A turnê, que passaria pelos maiores estádios do Brasil, tinha ingressos à venda desde fevereiro deste ano e shows agendados até 2025. No comunicado, Ivete detalhou a complexidade do projeto e a necessidade de um nível adequado de planejamento e organização para garantir todas as condições prometidas em contrato.
A cantora pediu que os fãs entrem em contato com a produtora do evento para obter o reembolso dos valores pagos nos ingressos. Segundo a revista Billboard, a baixa venda de ingressos foi um dos fatores que levou ao cancelamento das turnês de Ivete Sangalo e Ludmilla, descrevendo os projetos como uma “tragédia anunciada”.
A primeira apresentação de Ivete, marcada para a Arena Manaus, contava com apenas 2,5 mil ingressos vendidos em um espaço com capacidade para 44 mil pessoas. Em Presidente Prudente, SP, foram vendidos apenas 100 ingressos. Situação semelhante ocorreu com Ludmilla, que também viu suas apresentações canceladas devido à baixa procura, com menos de 500 ingressos vendidos para shows em locais que comportam entre 10 mil e 20 mil pessoas.
A produtora 30e, que esperava repetir o sucesso da turnê “Encontro” dos Titãs, viu suas expectativas frustradas. Ao fechar com Ludmilla, a produtora esperava replicar o sucesso da turnê “Numanice”. A cantora teria recebido um adiantamento de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões.
Especialistas apontam que o alto valor dos ingressos, chegando a R$ 3 mil em alguns setores, e o elevado custo de produção contribuíram para a falta de público. “Se você fecha com um artista, mas não impõe limites na planilha, ele vai querer gastar muito e ter o máximo de produção. Às vezes, você enche o estádio e ainda assim não paga a conta,” comentou um especialista sobre os desafios enfrentados pela produtora.
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