A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), e da Seção de Apoio ao Grêmio Estudantil, está realizando a preparação para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. O processo formativo acontece no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), em Tambauzinho.
Até esta sexta-feira (17), estão sendo planejadas ações para melhorar a aprendizagem, o progresso e o desenvolvimento integral de alunos adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental II. A iniciativa faz parte do Programa Escola das Adolescências, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
Estão participando ao todo 102 alunos do 6º ao 9º ano, diretores e especialistas de 14 escolas da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Padre Pedro Serrão, Fenelon Câmara, Santa Ângela, Francisca Moura, Major José de Barros Moreira, Antônio Nominando Diniz, Duarte da Silveira, Tharcilla Barbosa da Franca. Participação também as Escolas Municipais em Tempo Integral Bilingue Dom Jose Maria Pires e Chico Xavier, além das Escolas Municipais Ativas Integrais Arnaldo de Barros Moreira, Governador Leonel Brizola e Drº Severino Patrício.
A ‘Semana da Escuta’ possibilitará que a comunidade escolar tenha uma melhor visão dos estudantes e possa fortalecer seu planejamento de ações pedagógicas e a progressiva melhoria da oferta dos anos finais.
O Governo Federal indicou quatro temas para que os alunos executem um questionário com as turmas das escolas.
No processo formativo desta quinta-feira (16) os alunos do 6º ano irão trabalhar o tema ‘Clima e convivência’ sobre a convivência entre os estudantes na escola, entre estudantes e professores e entre alunos e outros funcionários.
O tema dos alunos do 7º ano será ‘Aprendizado’. Eles irão perguntar o que sentem que aprendem mais na escola, se tem alguma coisa que é difícil de aprender e por que é difícil.
‘Participação’ será o tema dos alunos do 8º ano e irão aplicar o questionário perguntando se os estudantes participam das decisões que são tomadas na escola e como essa participação pode ser ainda mais intensa.
Para os alunos do 9º ano o tema será ‘Inovação’. Eles serão questionados sobre os temas inovadores que gostariam que fossem conversados na escola.
Nas escolas – Entre os dias 20 e 27 de maio, nas próprias unidades de ensino, todos os quatro temas serão aplicados em todos os anos finais do Ensino Fundamental II.
“Além do processo de perceber a escola nos alunos estamos oportunizando exatamente mais um momento de fala e de escuta dessa garotada que tem tanto a contribuir com a gestão educacional e com a gestão da rede municipal. E agora contribuindo para uma política nacional”, explicou o chefe da seção de apoio ao Grêmio Estudantil da Sedec, Bruno Chaves.
Nauanna Evellyn, líder de turma do 9° ano da Escola Santa Ângela, falou da importância de participar desta ação e o que espera. “Nós queremos uma escola que tenha respeito entre os professores, alunos, funcionários e que todos possam interagir bem, sem violência, sem racismo, preconceito. É muito legal saber que estamos sendo ouvidas”, disse com alegria Nauanna.
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez comentários irônicos sobre o bilionário…
A Caravana do Cuidar desta sexta-feira (13) foi realizada no bairro Paratibe e encerrou o…
A Paraíba tem 97 cidades em situação de emergência por causa da seca. De acordo…
O governador João Azevêdo esteve, na manhã desta sexta-feira (13), em Pocinhos, ocasião em que…
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (13) pela condenação…
Desde a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 3…