Categories: Política

STF forma maioria para rejeitar pedido de habeas corpus de Bolsonaro


O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem sete votos contra o pedido de habeas corpus que visa evitar uma eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de estado. O julgamento, realizado de forma virtual, começou na última sexta-feira, dia 10, e termina hoje.

O relator do caso, ministro Kassio Nunes Marques — indicado por Bolsonaro — votou para rejeitar o pedido, sendo acompanhado por Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin e André Mendonça. Faltam ainda os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Gilmar Mendes. Alexandre de Moraes se declarou impedido de julgar por ser relator dos inquéritos sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro.

No final de março, Nunes Marques já havia negado o pedido para livrar o ex-presidente de uma eventual prisão. O recurso em análise foi apresentado pelo advogado Djalma Lacerda, que não consta da lista de representantes oficiais de Bolsonaro, para tentar reverter a decisão monocrática do ministro. Ele também solicitou o arquivamento do inquérito.

Em seu voto, Nunes Marques citou a Súmula 606 do STF, segundo a qual não cabe habeas corpus contra decisão monocrática de ministro da Corte. “Não verifico ilegalidade evidente a justificar a concessão da ordem de habeas corpus de ofício”, declarou.

Nesta semana, a investigação sobre a tentativa de golpe teve outros desdobramentos. Alexandre de Moraes determinou, na noite de quinta-feira (16), a soltura do coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-assessor direto de Bolsonaro e suspeito de envolvimento na tentativa de golpe de estado.

O ministro impôs a Câmara o uso de tornozeleira eletrônica, o comparecimento semanal em juízo e proibiu o coronel de se ausentar do Distrito Federal. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a investigação está “em via de conclusão”.

“Os depoimentos dos principais alvos foram colhidos e a investigação encontra-se em via de conclusão, o que reduz a possibilidade de interferências indevidas na persecução penal”, afirma a PGR, conforme relatado pelo blog da jornalista Andréia Sadi, do G1.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Cursos oferecidos pela Sedes são oportunidade de emprego e melhoria do conhecimento

Eletricista e pintor Cursos oferecidos pela Sedes são oportunidade de emprego e melhoria do conhecimento…

2 horas ago

Concurso da Polícia Federal tem edital divulgado com 192 vagas e salários de até R$ 11 mil

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta sexta-feira (25), o edital de um novo concurso público…

12 horas ago

Conta de luz fica mais cara em maio após Aneel acionar bandeira amarela

A conta de energia elétrica vai ficar mais cara em maio com a aplicação da…

12 horas ago

Proposta de lei que estabelece “CarnavAU Pet” em João Pessoa provoca risos no plenário e é rejeitada pela CMJP

Proposta de lei que estabelece “CarnavAU Pet” em João Pessoa provoca risos no plenário e é…

12 horas ago

Juíza eleitoral cassa mandato do prefeito e da vice de São José de Caiana (PB)

A juíza Hyanara Torres Tavares de Queiroz, 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, cassou os diplomas do prefeito…

12 horas ago

Caravana do Cuidar em Paratibe registra mais de 600 atendimentos em ação nesta sexta-feira

A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta sexta-feira (25), mais uma edição da Caravana do…

14 horas ago