Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lago Guaíba atinge nível mais baixo desde pico de inundação

Lago Guaíba atinge nível mais baixo desde pico de inundação


O Guaíba, em Porto Alegre, atingiu o menor nível desde o pico da inundação: 4,52 metros, segundo a última medição feita na manhã deste sábado. Os rios Gravataí, na região de Canoas, Sinos, em São Leopoldo, e Caí, em Feliz, assim como o Rio Uruguaiana, também continuam em alerta vermelho, acima da cota de inundação.

Até o momento, a Defesa Civil registra 77 mil pessoas em abrigos e mais de meio milhão – 540 mil – desalojadas. O número de mortes aumentou para 155, e o de desaparecidos para 94. Ontem, a Secretaria Nacional de Segurança Pública conseguiu localizar 49 pessoas que estavam desaparecidas. Estavam em casas de parentes ou em abrigos não oficiais.

Continua o resgate também de animais. Até o momento, mais de 14 mil foram resgatados. Neste sábado, um avião da FAB com 20 toneladas de ração chega a Canoas. E o governo anunciou o repasse de recursos para atender aos abrigos com os bichinhos. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, explicou.

Para este sábado, o risco hidrológico continua muito alto na região e em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e na grande Florianópolis. Para este sábado, a chuva deve dar uma trégua, mas a baixa de temperatura continua.

Nos abrigos, as principais necessidades continuam sendo água mineral e itens de cesta básica – ainda dentro do prazo de validade – fraldas geriátricas e infantis, itens de higiene pessoal, como sabonete, escova, pasta e absorventes, e itens de limpeza, principalmente sabão em pó e água sanitária. O recebimento de roupas está suspenso temporariamente, por conta do estoque, que já é suficiente para a entrega aos gaúchos, mas a Defesa Civil estadual continua recebendo cobertores, por conta do frio que está chegando, roupas íntimas novas e meias.



Link da fonte aqui!