Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ibovespa fecha em queda após piora no Boletim Focus

Ibovespa fecha em queda após piora no Boletim Focus


O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a segunda-feira, 20, em queda de 0,31%, atingindo 127,8 mil pontos. A baixa foi influenciada pelo Boletim Focus do Banco Central, que apontou uma piora no sentimento de economistas e analistas sobre a saúde fiscal do país, além de projeções de inflação, juros e dólar mais altos até o final do ano.

Entre os destaques negativos no mercado acionário, Eletrobras caiu 3,53%, Ambev recuou 2,26% e BTG Pactual teve queda de 1,74%. Por outro lado, Banco do Brasil (+0,83%), Isa Cteep (+5,19%) e WEG (+0,53%) ajudaram a mitigar as perdas do índice.

As ações da Petrobras se destacaram nesta sessão ao interromper a sequência de quedas que vinha desde a demissão do presidente da companhia, Jean Paul Prates. Os papéis ordinários da estatal subiram 0,34% e os preferenciais registraram alta de 0,16%.

Os juros futuros apresentaram uma leve alta nos vencimentos de prazo médio e longo, em resposta ao aumento do rendimento dos títulos públicos americanos e à piora das expectativas no Boletim Focus. Com isso, o mercado continua precificando o fim do ciclo de cortes da Selic, mantendo-a no atual patamar de 10,50% ao ano.

No mercado de opções do Copom, negociadas na B3, a expectativa é majoritariamente de manutenção da taxa na próxima reunião do Comitê de Política Monetária em junho, com 68% de chances de estabilidade e 28% de probabilidade de um novo corte de 0,25 ponto percentual.

O dólar encerrou o dia estável contra o real, cotado a R$ 5,10. Já o índice DXY, que compara a moeda americana com uma cesta de divisas de países desenvolvidos, avançou 0,16%.

Enquanto isso, as bolsas de Wall Street continuam sua trajetória de alta, caminhando para novos recordes históricos, em contraste com a performance do mercado brasileiro.



Link da fonte aqui!