Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UFF inaugura Centro de Referência para o Combate à Desinformação

UFF inaugura Centro de Referência para o Combate à Desinformação


A Universidade Federal Fluminense acaba de inaugurar o Centro de Referência para o Ensino do Combate à Desinformação. O objetivo é sistematizar os estudos de desinformação no país, combater a disseminação de notícias falsas e ofertar cursos sobre desinformação, discursos de ódio e teorias da conspiração, com respaldo teórico em pesquisas brasileiras.

O projeto é coordenado pelo professor Afonso de Albuquerque, com participação da professora Thaiane Moreira de Oliveira, ambos do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Afonso avalia que a desinformação sempre existiu, mas que os impactos atuais são muito maiores.

“Sabemos que a desinformação sempre existiu. O que acontece hoje em dia é que nós temos um aparato de distribuição de informação que atinge as pessoas com um impacto maior do que atingia no passado, porque pega as pessoas desprevenidas. Nós temos acesso a um volume muito grande de informação e, neste contexto, não estamos preparados para distinguir o que é informação e desinformação”.

O professor Afonso de Albuquerque complementa que o cenário atual colabora para uma disseminação desordenada dessas informações.

 “Nós temos hoje um contexto de crise e desconfiança das instituições. As da política, as que lidam com a produção e distribuição de informação, que levam que a desinformação assuma um papel perigoso na sociedade”.

 A iniciativa é pioneira na Universidade Federal Fluminense. Os integrantes do Centro de Referência vão elaborar um currículo dividido em quatro partes: desinformação, discursos de ódio, teorias da conspiração e ética e metodologia de pesquisa. A duração será de 70 horas, com nove disciplinas de 30 créditos e duas horas de aula por semana. A ideia é oferecer uma formação complementar aos alunos de diversos cursos, entre eles, Jornalismo, Direito, Medicina, Engenharia, História e Química. O número de vagas ainda não foi definido.



Link da fonte aqui!