Moradores de um bairro alagado em Porto Alegre montaram um acampamento na BR-116 para vigiar suas casas. Eles estão na altura do bairro Farrapos, próximos ao estádio do Grêmio.
O cheiro da água é muito forte e há muita sujeira e animais mortos. Apesar das condições adversas, Márcia Elisa Rodrigues e Marcelo dos Santos observam de longe a casa e o caminhão utilizado para fazer frete. Eles dizem que permanecem ali para manter os ladrões afastados.
“Não podemos deixar tudo isso para os ladrões. Estamos aqui, dia e noite, protegendo o que é nosso”, diz Márcia. “É difícil, mas é necessário”, complementa Marcelo.
O casal acampou na beira da estrada no dia da inundação, em 3 de maio. Marcelo acredita que a rotina vai demorar a voltar ao normal.
“A água ainda está alta, e não sabemos quando vai baixar. Tudo está muito difícil, mas esperamos que em breve possamos voltar para casa”, comenta Marcelo.
Gilson Rosa e a esposa Cláudia Rodrigues se instalaram na rodovia porque, segundo eles, nos abrigos oferecidos teriam que ficar separados.
“Nos abrigos, eles queriam nos separar, e não podíamos aceitar isso. Estamos juntos aqui, enfrentando isso juntos”, explica Gilson. “Precisamos um do outro nesse momento”, completa Cláudia.
Enquanto a água não baixa, quem está acampado conta com doações de quem passa pelo local. “As pessoas têm sido generosas. Recebemos comida, água e até cobertores. Sem essa ajuda, seria ainda mais difícil”, relata Márcia.
O cenário é de espera e resistência, com a esperança de que em breve possam retomar suas vidas normais.
A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), por meio da Guarda Civil Metropolitana de…
Com o objetivo de capacitar seus profissionais para identificarem pacientes com perfil de morte encefálica…
O delegado Rodrigo Morais, que investigou o atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro durante…
O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, visitou as obras da Orla Sul, nesta quinta-feira…
Agência Brasil O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira…
Em uma nova declaração sobre o homem que detonou explosivos próximo ao Supremo Tribunal Federal…