Categories: Entretenimento

Miguel Pinto Luz afirma que negociações com a Vinci para aeroporto Luís de Camões começam em breve – Política



O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou esta segunda-feira, na Maia, que as negociações com a Vinci para a construção do aeroporto Luís de Camões começarão nos próximos dias.

Em declarações à margem da assinatura do contrato de empreitada de reforço da pista principal do Aeroporto Sá Carneiro, o governante afirmou, sobre o projeto anunciado para Alcochete: “as negociações com a Vinci vão começar nos próximos dias. O termos vindo hoje aqui é para sinalizar também o início dessa caminhada e, também, dessa negociação para a definição clara de todas as condições para o novo aeroporto de Lisboa”.

Também questionado sobre a expansão do aeroporto de Lisboa, adiantou que a última informação de que dispõe o Governo “é que até ao final do ano iniciar-se-ão essas obras”.

Já sobre o ano de atraso para o arranque dessa ampliação no Aeroporto Humberto Delgado, Miguel Pinto Luz começou por responde que “esse é o drama nacional” que querem “combater”.

“Não nos podemos atrasar, porque se nos atrasamos em todos estes ‘timings’, e eles estão absolutamente interligados”, muitas situações ficam em causa, disse citando a título de exemplo “a ligação ferroviária de alta velocidade até Madrid (a partir de Lisboa), a alta velocidade até Vigo e as estruturas aeroportuárias”.

E insistiu: “Não estamos em condições de nos atrasarmos. Se nos atrasarmos colocamos em causa o crescimento económico do país e disso não podemos abdicar”.

Também questionado sobra a causa dos atrasos, remeteu a resposta para a Vinci.

“Não sabemos ainda, mas tem a ver com questões de projeto, com questões de logística, até de construção, a que somos alheios, mas estamos a questionar a Vinci no sentido de perceber aquilo que podemos fazer para acelerar esses prazos”, explicou.

Sobre o investimento que o conduziu esta sgeunda-fiera ao Porto, lembrou que o aeroporto Sá Carneiro “cresceu imenso em termos de tráfego aéreo e obrigava a investir”, razão porque foi esta sgeunda-feira “assinado o contrato”.

“Disse-o há pouco que é o início de uma caminhada que o país irá enfrentar como um todo, com desafios a que convidamos todos os portugueses e utentes destas infraestruturas aeroportuárias para alguns sacrifícios (…) que nos colocam daqui a 10 anos com um novo aeroporto em Lisboa, é nossa convicção, mas também com o (aeroporto) Francisco Sá Carneiro a reforçar a sua capacidade de continuar a crescer”, continuou o ministro.

O ministro considerou ser “um gargalo para o crescimento económico do país” não haver “uma estrutura aeroportuária ao nível da ambição” que o Governo quer “colocar no crescimento de Portugal”.

O reforço da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, começa em 31 de julho, vai demorar 19 meses, de segunda-feira a sábado, entre meia-noite e 06:00, num investimento de 50 milhões de euros, foi esta sgeunda-feira anunciado.

Devido às obras, na sua intervenção, o presidente da ANA, Thierry Ligonnière, revelou que o aeroporto estará encerrado no dia 10 de setembro.





Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Polícia Civil da Paraíba identifica autor de ameaças contra Jair Bolsonaro

Andressa Anholete/Getty Images A Polícia Civil da Paraíba identificou nesta quinta-feira, 17, um homem de…

6 horas ago

PL condiciona apoio a presidência da Câmara e Senado à aprovação de anistia para Bolsonaro, afirma Valdemar Costa Neto

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quinta-feira (17) que o…

7 horas ago

Ministra da Saúde admite que tinha conhecimento sobre contaminação de pacientes por HIV após transplantes no RJ

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, admitiu nesta quarta-feira (16) que o ministério tinha conhecimento…

8 horas ago

Saúde e Educação promovem Semana de vacinação nas escolas e Dia D contra Meningite, HPV e Multivacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunizações, promove, neste…

9 horas ago

João Azevêdo busca recursos com Haddad e Silvio Costa para obras em João Pessoa, Porto de Cabedelo e aeródromos

O governador João Azevêdo manteve reuniões, nesta quinta-feira (17), em Brasília, com o ministro da…

10 horas ago

Governo Lula propõe destinar R$ 4 bilhões, fora da meta fiscal, para socorro de companhias aéreas

Foto: Sergio Lima / Poder360 O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

10 horas ago