Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desigualdade no Brasil atinge principalmente mulheres negras

Desigualdade no Brasil atinge principalmente mulheres negras


Mulheres negras. Elas são a maior parte da população do país. Estamos falando de 60 milhões de pessoas. 28,5% do total. Elas são, também, o maior percentual da população brasileira ativa: 28,4%. E são as mulheres negras que chefiam a maioria das famílias. Mesmo assim, são as que ganham menos. Representam apenas 16% do rendimento total do país.

Os dados estão no relatório sobre desenvolvimento humano do Pnud, que é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgado nesta terça-feira (28). O levantamento mostra ainda que 34% das crianças e jovens até 14 anos vivem com essas mulheres chefes de família. Um retrato da desigualdade, segundo a coordenadora do estudo, Betina Ferraz Barbosa.

Betina ainda complementa: serão necessárias mais de três décadas para que o IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, dos negros, se iguale ao dos brancos hoje.

E os cuidados com a casa também tiram as mulheres negras do mercado de trabalho. 31,8% delas estão sem trabalhar para cuidar de filhos ou outros parentes. Em relação às mulheres brancas, esse percentual é de 27%. A desigualdade aparece também nas escolas. A população adulta negra, seja homem ou mulher, sem nenhum ensino ou sem ter completado o ensino fundamental é de 35%. Já entre os brancos, o percentual fica em torno de 25%.



Link da fonte aqui!