Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ataques a alvos na Rússia dividem aliados de Kiev – Guerra na Ucrânia

Ataques a alvos na Rússia dividem aliados de Kiev – Guerra na Ucrânia



A possibilidade de usar o armamento fornecido pelo Ocidente à Ucrânia para atacar alvos em território russo, há muito reclamada por Volodymyr Zelensky, está a dividir os aliados de Kiev.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, defenderam na terça-feira que Kiev deve poder usar as armas fornecidas pelo Ocidente para atingir bases de lançamento de mísseis usadas para atacar o seu território, mas não contra outro tipo de infraestruturas militares ou civis. O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, concorda com esta posição, mas os EUA opõem-se terminantemente, receando que possa conduzir a uma escalada com a Rússia.


O Presidente Vladimir Putin avisou esta semana que o uso de armas ocidentais para atacar a Rússia equivaleria a uma intervenção direta da NATO na guerra e poderia provocar um “conflito global”.Já o ministro português da Defesa, Nuno Melo, considerou na quarta-feira que a Ucrânia “deveria poder usar o armamento que tem à sua disposição” contra alvos militares em território russo em “ações defensivas”, mas frisou que se trata de uma posição pessoal “que não vincula o Governo”.





Link da fonte aqui!