Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais de 161 mil jovens pediram reembolso das propinas de licenciatura e mestrado – Sociedade

Mais de 161 mil jovens pediram reembolso das propinas de licenciatura e mestrado – Sociedade



Mais de 161 mil jovens já pediram o reembolso do valor das propinas das suas licenciaturas ou mestrados, aderindo a um programa cujas candidaturas terminam na sexta-feira, segundo a Autoridade Tributária.

Até ao final da tarde desta quarta-feira , tinham sido submetidos 161.202 pedidos de jovens trabalhadores que vivem em Portugal, segundo dados disponíveis no ‘site’ onde ainda se podem fazer pedidos de reembolso.

A medida, lançada pelo anterior governo liderado por António Costa, prevê a devolução do valor pago em propinas pelos alunos que decidiram ficar em Portugal a trabalhar depois de terminada a formação.

A devolução é feita anualmente à semelhança do que aconteceu com o pagamento das propinas: No caso das licenciaturas, são 697 euros por ano e nos mestrados são 1.500 euros, durante o período equivalente à duração do curso.

Os jovens com menos de 36 anos que concluíram os estudos recentemente têm até ao final do mês, sexta-feira, para requerer no ‘site’ o reembolso.

Caso o curso não tenha uma duração total de anos completos, então o tempo de atribuição do prémio é arredondado para o número inteiro superior. Por exemplo, se durar 3 anos e meio, pode receber durante 4 anos.

Esta é uma das medidas previstas no Orçamento do Estado para 2024 e destina-se a jovens até aos 35 anos com formação superior que estejam a residir em Portugal e declarem, em sede de IRS, os seus rendimentos de trabalho dependente ou independente.

Para se poder receber o prémio, são admitidos graus académicos obtidos em estabelecimentos de ensino superior públicos ou privados, em Portugal e no estrangeiro.





Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.