Eu não vou deixar ninguém me abusar. Ninguém me agredir ou na boca me beijar. Eu vou reclamar, vou espernear. Até aparecer alguém pra me ajudar. Um verdadeiro amigo não causa desconforto. Não me pede segredo, nem faz nada escondido. Não toca em meu corpo intimidade. Eu não permito. Quem abusa de criança precisa ser punido.
Esses são versos de “Intimidade Eu Não Permito”, música assinada pelo professor Allan de Souza, que dá aula em um EDI – Espaço de Desenvolvimento Infantil, novo modelo público de atendimento à primeira infância, que integra a rede municipal da cidade do Rio de Janeiro.
Com uma linguagem lúdica e educativa, os versos da canção buscam alertar e orientar as crianças a não aceitarem nenhum tipo de abuso, seja ele de quem for.
Apesar de o tema ser considerado delicado e um tabu para algumas pessoas, o professor, que ministra aulas no EDI do bairro Jardim América, na Zona Norte carioca, diz que a abordagem é bem recebida pelos pais.
Os vídeos de Allan nas redes sociais, que mostram suas músicas sendo cantadas em sala de aula, tornaram-se virais. Como aconteceu com a canção ““Meu cabelo é bem bonito”..
Nela, o professor aborda temas como autoestima, e também fala da construção de uma sociedade anti-racista. A experiência tem dado frutos positivos
O professor ressalta que é importante lutar contra a opressão sofrida por crianças vítimas de racismo e abuso.
O trabalho e as músicas do professor Allan de Souza podem ser conferidos no perfil “ m.p.b.i.a “ – iniciais de Música Popular Brasileira Infantil Antirracista – nas redes sociais, no Youtube e nas principais plataformas de música.
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (9), dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como…
09/04/2025 - 09:22 Senado Federal Congresso recebe iluminação especial em datas comemorativas O Congresso…
09/04/2025 - 08:00 GettyImages Desnutrição aumenta tempo de internação de idosos A Comissão de…
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8/4), um projeto…
Enquanto a população de Belém enfrenta esgoto a céu aberto, IDH estagnado e infraestrutura precária,…
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano, dá continuidade ao…