Bibliotecas públicas e comunitárias mapeadas pelo Ministério da Cultura irão receber obras literárias para atualizar seus acervos. Serão ao todo cerca de seis mil beneficiadas. A medida faz parte de uma série de mudanças do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD, do Ministério da Educação.
Os livros serão distribuídos de acordo com critérios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e escolhas das redes de ensino de cada estado.
Além da renovação do acervo das bibliotecas, outros objetivos da medida são proporcionar o aumento do acesso a livros, fortalecer a rede de bibliotecas e estimular a diversidade cultural.
As instituições atendidas poderão, entre diversas opções, selecionar autores locais ou direcionar recursos para adquirir obras de interesse da comunidade.
O PNLD é destinado a avaliar e a disponibilizar livros e outros materiais de apoio à prática educativa. As ações do programa são voltadas para alunos e professores das escolas públicas de educação básica, como também de instituições comunitárias, vinculadas a igrejas ou filantrópicas, sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.