“É uma plataforma para promover a gastronomia portuguesa através de eventos e de experiências de ênfase turística”, disse à Lusa a cofundadora Patrícia Dias, que acompanhou os chefs a São Francisco.
É a primeira vez que a empresa, originalmente criada em 2020, organiza um evento nos Estados Unidos, incluindo no programa uma apresentação à imprensa norte-americana.
“Para nós é um mercado significativo”, indicou a responsável, referindo que há várias zonas de interesse no país, desde São Francisco e Chicago a Nova Iorque.
Um reflexo do interesse é que o jantar português no Atelier Crenn, que tem 3 estrelas Michelin e uma estrela verde, ficou com capacidade esgotada em menos de meia hora. A chef francesa Dominique Crenn, parceira da The Art of Tasting Portugal nesta iniciativa, mostrou-se impressionada com a rapidez.
“Ela disse que há uma curiosidade enorme dos americanos por Portugal neste momento, pelos sabores, pela história”, explicou Patrícia Dias. O chef André Cruz vai fazer açorda, por exemplo, algo que para os portugueses pode ser banal mas para um público internacional é diferente.
“Para quem é contactado pela primeira vez, se calhar com a textura, com a história do porque é que fazemos uma açorda em Portugal com estes sabores, torna-se realmente interessante e é quase um pretexto para conhecer um pouco mais”, frisou a responsável.
O jantar será baseado em criações com peixe e marisco, sinalizando a ligação entre Portugal e Califórnia através do mar.
O chef Alexandre Silva (restaurante Fogo e Loco, uma estrela Michelin) vai apresentar um prato de carabineiro, tangerina e algas. O chef André Cruz (restaurante Feitoria, uma estrela Michelin) vai confecionar um prato de pregado assado, arroz de nabiças e coentros e açorda de lagosta.
Os vinhos serão referências de vários pontos do país, incluindo Quinta do Ameal, Esporão Reserva e Quinta dos Murças.
Para o mercado norte-americano, Patrícia Dias sublinhou que o atrativo da The Art of Tasting Portugal é a organização de experiências à medida, que permitem colocar as pessoas em contacto com os chefs e visitar um país através da gastronomia.
Os turistas dos Estados Unidos que queiram visitar Portugal podem marcar uma experiência com chef através do site da empresa numa determinada região.
“São como os anfitriões do país através da gastronomia”, reiterou Patrícia Dias. “Cada um deles tem uma experiência concreta no nosso ‘website’ e depois também pode ser tudo desenvolvido mediante o número de pessoas, a altura do ano, interesses específicos que tenham, mas sempre com gastronomia como ponto de partida para conhecer Portugal”.
A escolha do Atelier Crenn para o programa inaugural nos Estados Unidos deveu-se à “influência enorme” da chef francesa, “uma das mais mediáticas a nível mundial”, que esteve em Portugal a convite da empresa e aceitou fazer parte da iniciativa com o seu espaço em São Francisco.
A The Art of Tasting Portugal pretende continuar a explorar o mercado norte-americano, considerando que esta primeira iniciativa é como deixar um cartão-de-visita.
“Temos interesse em repetir”, indicou Patrícia Dias. “É importante dizer que estamos recetivos a fazer este projeto e a trazer mais chefs portugueses a outras cidades dos Estados Unidos, onde acreditamos que podem ter um impacto enorme”.
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