Turistas brasileiros que tinham acabado de visitar o famoso Sampa Sky, um terraço com piso de vidro no 42.º andar do prédio mais alto da cidade brasileira de São Paulo, ficaram presos dentro do elevador por quase uma hora entre o andar da atração e o próximo andar par, o 40.º. O incidente aconteceu quinta-feira, 30 de maio.
Ao todo, cerca de 15 pessoas ficaram presas no elevador, entre elas crianças, quando o equipamento subitamente parou a meio do caminho entre o 42.º e o 40.º andar, já que aquele ascensor só serve aos andares pares. Pessoas que estavam no elevador descreveram nas redes sociais a situação de total aflição e desespero de todos os que ficaram presos, mas relataram que não chegou a haver cenas de pânico.
Um técnico da empresa Atlas Schindler, responsável pela manutenção dos elevadores daquele edifício, foi chamado, mas demorou cerca de 50 minutos para chegar e para solucionar o problema. O técnico conseguiu fazer o ascensor descer em segurança.
De acordo com o Sampa Sky, o elevador onde os visitantes ficaram presos foi inaugurado há cerca de dois meses e possui todos os mais modernos requisitos tecnológicos e de segurança. De acordo com a administração do Edifício Mirante do Vale, no entanto, problemas com os elevadores do prédio são infelizmente frequentes, e o novo equipamento tinha sido instalado exatamente para tentar resolver as falhas anteriores, o que, pelos vistos, não foi conseguido.
O Sampa Sky foi inaugurado há três anos, em 8 de Agosto de 2021, e fica localizado um pouco abaixo do topo do Edifício Mirante do Vale, o prédio mais alto da capital paulista, que ao todo tem 51 andares. A imponente edificação, inaugurada originalmente em 1966 mas que recentemente foi totalmente reformada e modernizada, alberga unidades residenciais, salas comerciais e escritórios empresariais, além do Sampa Sky, composto por duas plataformas retráteis de vidro que propiciam uma vista deslumbrante e, para alguns, assustadora de São Paulo a 150 metros de altura.