Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TSE decide não enviar observadores para as eleições presidenciais na Venezuela

TSE decide não enviar observadores para as eleições presidenciais na Venezuela


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que não enviará observadores para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, previstas para o dia 28 de julho. O tribunal não divulgou os motivos para essa decisão. O convite foi encaminhado pelo Ministério de Relações Exteriores ao TSE no dia 17 do mês passado. A informação é do site Poder360.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3). Segundo o TSE, a presença de observadores internacionais tem como objetivo garantir que o processo eleitoral decorra em clima de transparência, isenção e legalidade, assegurando a credibilidade dos resultados das eleições.

Em 2023, a então vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, acompanhou as eleições na Argentina. Recentemente, a Venezuela revogou o convite à União Europeia (UE) para observar as eleições. A presença dos europeus fazia parte do acordo entre o presidente Nicolás Maduro e a oposição para este pleito. A medida foi tomada após a UE ratificar sanções individuais contra altos dirigentes do governo venezuelano.

Além da União Europeia, Maduro convidou em março o Centro Carter, dos EUA, o grupo BRICS (do qual o Brasil faz parte) e a União Africana para acompanhar as eleições. Maduro tentará um terceiro mandato e, se vencer, poderá acumular 18 anos no poder. Seu principal adversário é Edmundo González Urrutia.



Link da fonte aqui!