Categories: Notícias

Governo reforça a importância da vacina contra covid-19 para crianças


O Ministério da Saúde reforçou, nesta terça-feira (4), a importância da vacina contra a covid-19 para crianças. A medida tem o objetivo de frear o avanço, na Câmara dos Deputados, de projeto de decreto legislativo que quer excluir a vacina do calendário infantil.

A iniciativa da deputada Julia Zanatta, (PL/SC) tenta suspender a incorporação do imunizante ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos. Desde o começo do ano, todas as crianças nessa faixa etária devem receber as duas doses que compõem o esquema básico. 

O Ministério da Saúde destacou que a inclusão da vacina contra a covid-19 no calendário infantil foi feita com base em evidências científicas internacionais, além de dados epidemiológicos relacionados a casos e óbitos provocados pela doença no Brasil ao longo dos últimos anos.

Além disso, o novo esquema de vacinação contra a doença, recomenda doses semestrais ou anuais para os públicos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades. 

O vice-presidente da sociedade brasileira de infectologia, Sérgio Cimerman, ressalta a importância de manter o cartão de vacina atualizado.

“Minimizar a questão da hospitalização e como consequência a da mortalidade. Se conseguirmos isso, pode até ter uma covid, mas leve, que vai ser transitória e rápida. E sem sintomas ruins para a pessoa. E a vacinação ajuda a evitar a síndrome da covid longa”. 

Há algumas semanas, o Programa Nacional de Imunizações começou a distribuir as doses da vacina monovalente atualizada, que protege também contra a variante XBB, a mais infecciosa atualmente. Mas por enquanto não está prevista a aplicação de uma nova dose de reforço para o público geral. Cimerman explica porque a vacinação neste momento é voltada para as pessoas mais vulneráveis.

“Porque não existem doses fabricadas para atender a toda a população. A gente tem que entender que a população não é só do Brasil. Temos população a nível mundial onde tem distribuição dessa vacina atualizada. Temos que mostrar pro ministério que essas populações vulneráveis vão fazer uso, vão ter uma efetividade adequada e num segundo momento consegue-se a produção de novas doses para atender a população geral”. 

A nota do Ministério da Saúde lembra ainda que a incorporação do imunizante no calendário básico do SUS teve o apoio de entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

A vacinação das crianças também conta com aprovações regulatórias internacionais de instituições como a Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças

*Com informações da Agência Brasil



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima segunda-feira

Prazo estendido Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima…

51 minutos ago

Instituto Cândida Vargas reforça importância do pré-natal e do acompanhamento no pós-parto

O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…

4 horas ago

Réu é condenado, pela segunda vez, a 17 anos de prisão por matar ex-namorada com um tiro no rosto

O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…

15 horas ago

Flávio Dino vota para manter Dinho na presidência da CMJP; julgamento segue

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (28), para manter…

15 horas ago

Criminosos que planejavam assalto a banco são presos com explosivos em JP

Dois homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (28) com materiais explosivos no Bairro das…

15 horas ago

Polícia vai interrogar profissionais que atenderam mãe com útero retirado no Isea

Os profissionais de saúde envolvidos na morte do bebê recém-nascido Davi Elô e de sua…

15 horas ago