Categories: Notícias

Sancionada a política de cuidado às pessoas com Alzheimer ou demências


O projeto de lei que cria a Política Nacional de Cuidado Integral às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, sancionado nesta terça-feira pelo presidente Lula, é considerado um novo marco legal para o Brasil.

A nova lei, de autoria do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, determina prioridades no tratamento das doenças relacionadas às demências.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência no país e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

O apoio à Atenção Primária à Saúde, capacitação dos profissionais da área e observação das orientações de entidades internacionais sobre o tema, são algumas recomendações feitas para a implementação dessa política.

Conforme o texto da lei, os órgãos gestores do Sistema Único de Saúde também deverão incluir em sistemas de informação e registro notificações relativas à ocorrência da doença de Alzheimer e outras demências. Caberá ao SUS apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de tratamentos e de medicamentos para a doença de Alzheimer e outras demências em colaboração com organismos internacionais e instituições de pesquisa.

O presidente Lula sancionou ainda um projeto de lei, de iniciativa da deputada federal Erika Kokay, do PT do Distrito Federal, que determina prioridade absoluta as crianças de zero a três anos que necessitem de atendimento educacional especializado. Também estão incluídos neste atendimento os bebês que tenham nascido em condição de risco, como os prematuros, os acometidos por asfixia perinatal ou que apresentarem problemas neurológicos, malformações congênitas e síndromes genéticas.

A nova Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos e a Crianças na Primeira Infância, com Necessidades Especiais, determina a criação e a articulação de serviços multiprofissionais e intersetoriais de educação precoce destinados a potencializar o processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças em cooperação com os serviços de saúde e assistência social, preferencialmente.



Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Quase 100 cidades da Paraíba estão em situação de emergência por causa da seca

A Paraíba tem 97 cidades em situação de emergência por causa da seca. De acordo…

60 minutos ago

STF Condena Roberto Jefferson a 9 Anos de Prisão por Crimes Contra os Poderes

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (13) pela condenação…

1 hora ago

Governo Lula libera R$ 1,8 bilhão em emendas apesar de restrição do STF

Desde a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 3…

1 hora ago

Secretaria Municipal de Saúde mantém postos de vacinação abertos neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) mantém, neste sábado (14), a vacinação…

2 horas ago

AGU admite dificuldade em impedir apostas On-line com recursos do Bolsa Família

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que é inviável impedir…

2 horas ago

Procon-JP realiza operação ‘Happy Hour’ em bares, restaurantes e similares

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa realizou, até essa…

3 horas ago