Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No Senado, relator tira “taxa de blusinhas” do projeto Mover

No Senado, relator tira “taxa de blusinhas” do projeto Mover


O Senado se prepara para votar nesta quarta-feira, 5, o projeto que trata do Mover, sem a taxação das compras internacionais abaixo de 50 dólares.

A taxação foi uma emenda jabuti, que são aquelas sem relação com a proposta, incluída no texto na Câmara e retirada pelo relator no Senado, senador Rodrigo Cunha. Essa medida provocou o adiamento da votação, marcada inicialmente para essa terça-feira.
 
O argumento do relator é o de que a taxação das blusinhas não é o que “vai resolver o problema do país” e que, se o governo quiser discutir o assunto, que envie um projeto de lei, uma medida provisória ou faça um destaque em plenário para votação em separado.

A ideia dele é votar, apenas, o Mover, que é o programa que prevê incentivos financeiros para a produção de veículos menos poluentes, incentivos de mais de 19 bilhões em cinco anos e redução de IPI para pesquisa e soluções tecnológicas. Rodrigo Cunha, inclusive, disse hoje cedo que não vai mudar de opinião.
 
E um destaque é justamente o que o governo pretende fazer, como explica o líder Jacques Wagner.
 
O relator, por sua vez, disse ainda que a retirada da taxação não tem relação com a política local e  nega ter sido convidado para ser vice prefeito de Maceió.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi bem claro. O relator tem autonomia, mas a decisão final é do plenário e será respeitada. Ou seja, é o voto que vai decidir na sessão marcada para esta tarde.



Link da fonte aqui!