Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PGR pede alterações em edital de compra de câmeras corporais em SP

PGR pede alterações em edital de compra de câmeras corporais em SP


Um parecer da Procuradoria-Geral da República pede algumas alterações no edital da compra de câmeras corporais da Polícia Militar no estado de São Paulo.

A manifestação dessa terça-feira foi motivada por uma ação movida pela Defensoria Pública de São Paulo e outras entidades de direitos humanos junto ao STF que questionavam diversas regras, como a de não prever acionamento automático da câmera, e ter tempo considerado curto para o armazenamento de imagens, de apenas 30 dias.

Por um lado, o documento assinado pelo procurador Paulo Gonet, defende a ampliação do tempo de armazenagem para 90 dias. No entanto, em relação ao acionamento automático, o procurador afirma que a medida não pode ser impositiva, de acordo com portaria de recomendações para câmeras corporais lançada semana passada pelo Ministério da Justiça.

A Procuradoria do Governo do Estado, por sua vez, defendeu a manutenção do edital afirmando que é um avanço sobre o uso de câmeras policiais, que considera os custos de armazenagem das imagens e que o acionamento feito pelos próprios agentes de segurança tem como objetivo preservar a privacidade, especialmente das policiais mulheres.

Nessa terça, o governador do estado de São Paulo se reuniu com o relator da ação, o ministro do STF Luis Roberto Barroso. O encontro não foi aberto para a imprensa.



Link da fonte aqui!