O Brasil ultrapassou a marca de 3,5 mil mortes por dengue em 2024, atingindo um total de 5,6 milhões de casos prováveis da doença no ano, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
Desde quarta-feira (5), foram confirmadas 45 novas mortes por dengue, um recorde histórico que supera as 1,1 mil mortes registradas em 2023. O patamar de 1,1 mil foi ultrapassado em 10 de abril deste ano. Além das mortes confirmadas, o Brasil tem 2.838 mortes por dengue ainda em investigação e 3,8 milhões de casos confirmados. A faixa etária mais afetada pela doença é de jovens de 20 a 29 anos.
O estado de São Paulo lidera com a maior quantidade de casos de dengue, registrando 1,6 milhão de casos e 996 óbitos. O Distrito Federal apresenta o maior coeficiente de incidência, com 9.322 casos a cada 100 mil habitantes.
O Ministério da Saúde divulga diariamente os dados mais recentes sobre casos prováveis, mortes em investigação e confirmadas, além do coeficiente de incidência de dengue, permitindo um acompanhamento contínuo da situação da doença no país.