Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeira-ministra da Dinamarca sofre traumatismo craniano após agressão – Mundo

Primeira-ministra da Dinamarca sofre traumatismo craniano após agressão – Mundo



A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, sofreu um ligeiro traumatismo craniano após ter sido atacada na noite de sexta-feira, numa rua em Copenhaga. Para além disso, “a primeira-ministra está sã e salva, mas está chocada com o incidente”, informou o gabinete da governante. O incidente fez com que a sua agenda de ontem fosse cancelada.O suspeito do ataque, um homem de 39 anos, foi ontem presente a tribunal, tendo o juiz decretado prisão preventiva até 20 de junho. Segundo as autoridades, o ataque “não terá tido motivações políticas”. De acordo com uma testemunha, um homem caminhou em direção a Frederiksen e depois “empurrou-a com força no ombro, mas ela não caiu”.
Vários políticos dinamarqueses e estrangeiros, incluindo de Portugal, já condenaram a agressão. O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse estar chocado com o que aconteceu. Já Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, condenou o que chamou de “ato cobarde de agressão”.Este é o segundo episódio de agressão a um político em menos de um mês. A 15 de maio, o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, foi alvo de uma tentativa de assassinato ao ser baleado várias vezes.

PORMENORES

Frederiksen

Mette Frederiksen, 46 anos, é a líder do Partido Social Democrata e é a primeira-ministra da Dinamarca desde 2019.

agressões

As agressões a políticos no país são raras. Em 2003, dois ativistas foram detidos após atiraram tinta ao então primeiro-ministro, Anders Rasmussen.Luís Montenegro“Expresso toda a minha solidariedade a Mette Frederiksen. Pode contar com o apoio do povo e Governo Portugueses.”





Link da fonte aqui!