Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF e CGU investigam irregularidades em Leilão de Arroz da Conab

PF e CGU investigam irregularidades em Leilão de Arroz da Conab


A Polícia Federal (PF) anunciou a instauração de um inquérito para investigar possíveis irregularidades no leilão de arroz importado realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A investigação teve início após a PF receber um ofício da presidência da Conab solicitando a apuração do processo licitatório.

Na última terça-feira, 11, o presidente da Conab, Edegar Pretto, informou que o governo Lula (PT) decidiu anular o leilão público que havia contratado a compra de 263 mil toneladas de arroz. A decisão foi motivada por suspeitas de irregularidades, principalmente pelo fato de que empresas sem histórico no mercado de cereais venceram a disputa.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, declarou que em até dez dias o governo terá um novo edital para a importação de arroz. “Estamos trabalhando para garantir a transparência e a regularidade do processo,” afirmou o ministro. Além da PF, a Controladoria-Geral da União (CGU) também abriu uma investigação para apurar as suspeitas de irregularidades no leilão. Ambas as investigações estão sendo conduzidas em sigilo.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou convites aos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) para que esclareçam as suspeitas de fraudes no leilão de arroz realizado pela Conab.

O leilão, que havia arrematado o cereal de quatro empresas por R$ 1,3 bilhão, foi anulado pelo governo devido à desconfiança sobre a capacidade das empresas vencedoras de entregarem o produto. O governo Lula busca assegurar a transparência e a regularidade no processo de aquisição de alimentos, crucial para o abastecimento nacional.

Com as investigações em andamento, a expectativa é que as autoridades possam esclarecer os detalhes das irregularidades e garantir que novos processos licitatórios ocorram de maneira correta e transparente.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.