A Força Especial de Combate a Carteiristas da PSP de Lisboa está na Alemanha, a pedido da polícia local, para participar na operação de segurança ao Europeu de futebol que ali decorre. Os quatro investigadores que se encontram em território germânico conseguiram, apurou o
CM, realizar quatro detenções em flagrante delito, no espaço de apenas quatro dias.
A primeira ocorreu na segunda-feira em Leipzig, cidade onde no dia seguinte a seleção portuguesa venceu a Chéquia por 2-1. Um romeno foi preso a furtar a carteira a um turista checo. Além de terem conseguido recuperar o bem roubado, e devolvê-lo à vítima, os investigadores da PSP levaram o suspeito a tribunal. O ladrão foi condenado a uma pena de prisão entre os seis meses e um ano, que já está a cumprir, e a uma multa entre os 100 e os 500 euros.
Ja nesta sexta-feira, em Dusseldorf, o CM sabe que os agentes da forca especial da PSP prenderam 3 mulheres bósnias, pelo furto de carteira a um turista dos Países Baixos. O bem subtraído também foi devolvido.
Os quatro agentes da PSP estão na Alemanha desde 17 de Maio, para onde seguiram para ajudar no policiamento ao evento Carnaval das Culturas, em Berlim. Vão permanecer durante todo o Campeonato da Europa de futebol, mesmo que Portugal seja, entretanto eliminado. Terão mesmo o apoio de outros dois colegas, para a realização da final da competição a 14 de Julho, em Berlim.
Recorde-se que além destes elementos, a PSP tem na Alemanha uma equipa de 9 elementos, que acompanham a comitiva da seleção nacional durante o torneio.