Um dos grandes representantes do movimento literário conhecido como realismo, Machado de Assis publicou dez romances, cinco coletâneas de poemas e mais de 600 crônicas, além de ser o fundador da Academia Brasileira de Letras.
Uma de suas principais obras lembradas até hoje é Memórias Póstumas de Brás Cubas, que se popularizou recentemente graças a um vídeo na internet de uma norte americana se mostrando surpresa e elogiando a qualidade literária do autor.
Antonio Carlos Secchin, atual ocupante da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, falou da principal qualidade de Machado de Assis.
“A cada momento, a cada leitura, ele parece estar escrevendo para nós. Para pessoas que surgem depois do desaparecimento físico do autor. Então, Machado é assim, é aquele autor que tem muitas camadas de significado, que foi criativo em tudo que fez e, por isso, até hoje continua encantando os seus milhares de leitores, e que esperemos que seja de milhões, com o início da propagação mais universal através de traduções e grandes sucessos no exterior”.
E quem quiser começar a ler Machado de Assis pode acessar o arquivo de suas obras no machado.mec.gov.br.
Um bombeiro civil identificado como Renato Nascimento, de 37 anos, foi assassinado no início da…
O final de ano é momento de celebração, por isso é comum a ingestão de…
Mercado de trabalho Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), coloca à…
O levantamento das condições de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um esquema de trânsito…