Categories: Política

Interpol elege delegado brasileiro Valdecy Urquiza como novo Secretário-Geral


A Interpol elegeu nesta terça-feira (25) o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza como o novo secretário-geral do órgão. Pela primeira vez, um brasileiro assumirá o comando operacional da rede internacional de polícias, rompendo uma hegemonia de 100 anos dominada por europeus e norte-americanos.

Valdecy Urquiza, atual diretor de cooperação internacional da Polícia Federal (PF) e vice-presidente da Interpol nas Américas, foi eleito pelo comitê executivo da organização, composto por representantes de 13 países. Urquiza recebeu 8 votos, superando seu concorrente inglês, que obteve 3 votos. O próximo passo será a ratificação de sua eleição pela assembleia-geral da Interpol, que reúne 195 países e se encontrará em novembro.

A eleição de Urquiza contou com o apoio ativo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-ministro da Justiça, Flávio Dino. Lula fez contatos diretos com chefes de Estado dos países membros do comitê executivo, enquanto Dino realizou interlocuções no ano passado. Em entrevista à CNN em novembro, Urquiza destacou a necessidade de diversidade na liderança da Interpol, que há um século é dirigida por representantes de apenas cinco países, majoritariamente europeus e norte-americanos.

O secretário-geral da Interpol atua como o principal responsável pela execução das estratégias definidas pelo comitê executivo e pela assembleia-geral da organização. Urquiza comparou o papel ao de um CEO, responsável por dirigir as operações diárias e alocar recursos a partir da sede em Lyon, França.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, elogiou Urquiza, classificando-o como um “profissional altamente qualificado e capacitado”. Rodrigues destacou que a indicação de Urquiza representa um reconhecimento internacional da excelência do trabalho da Polícia Federal e do papel de liderança da instituição na cooperação policial internacional.

Em nota, o Itamaraty afirmou que a escolha de Urquiza reflete a alta prioridade do governo brasileiro no combate ao crime organizado e o reconhecimento do profissionalismo e competência da Polícia Federal brasileira. A campanha pela eleição de Urquiza foi fruto de uma estreita coordenação entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A eleição de Valdecy Urquiza marca um momento histórico para o Brasil e a Interpol, trazendo novas perspectivas e diversidade à liderança da organização de polícias internacionais.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Bombeiro civil é assassinado ao ter casa invadida em Bayeux

Um bombeiro civil identificado como Renato Nascimento, de 37 anos, foi assassinado no início da…

17 minutos ago

Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de atendente de telemarketing

Mercado de trabalho Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de…

13 horas ago

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza pontos de vacinação durante semana do Natal

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), coloca à…

15 horas ago

Avaliação semanal da Sudema atesta que grande maioria das praias de João Pessoa está em boas condições de balneabilidade

O levantamento das condições de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente…

16 horas ago

Semob-JP realiza esquema de trânsito e transporte para eventos natalinos

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um esquema de trânsito…

18 horas ago

Mãe e filha caem de mirante em prédio no Altiplano, em João Pessoa; polícia investiga o caso

Mãe e filha caem de mirante em prédio no Altiplano, em João Pessoa; polícia investiga…

19 horas ago