Categories: Notícias

Libertação de Assange é vitória do direito de informar e ser informado


Depois que o jornalista australiano e fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi libertado da prisão para assinar acordo com os Estados Unidos, o presidente Lula comemorou a notícia, na rede social X. Apesar de considerar tardia, Lula disse que a libertação e o “retorno para casa (…) representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”.  

Essa é a mesma avaliação da Presidenta da Fenaj, Federação Nacional dos Jornalistas, Samira de Castro, apesar dos mais de 500 jornalistas presos pelo mundo, segundo a entidade. Para ela, foi uma vitória, também, “do direito de informar e de ser informado”.  

“Era um caso que poderia abrir uma jurisprudência negativa contra o jornalismo em escala mundial. Criminalizar o jornalismo, criminalizar um jornalista por ter denunciado, por ter vazado documentos de interesse público, relativo aos crimes de guerra nos Estados Unidos”.

A prisão de Assange ganhou repercussão mundial, e diversas campanhas foram iniciadas, pelo direito à liberdade de imprensa e pela liberdade do jornalista. A pressão política fez com que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, retirasse 17 das 18 acusações contra Assange.  

Para deixar a prisão, Assange fez um acordo com os Estados Unidos: se declarar culpado pelo crime de conspiração para obter e divulgar, de forma ilegal, informações confidenciais da defesa dos Estados Unidos, sobretudo atividades militares no Iraque e no Afeganistão. As publicações foram feitas no site que ele fundou, o WikiLeaks. Na rede social X, o portal disse que as informações vazadas são histórias de “corrupção governamental e abusos dos direitos humanos”.  

Para o diretor executivo da entidade Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, Artur Romeu, o acordo para o jornalista ficar livre gera preocupação.  

“Nenhuma das informações reveladas pelo WikiLeaks naquele período teve sua veracidade contestada e teve seu caráter de relevância jornalística, e para o interesse público, contestado. O acordo que Assange faz com os Estados Unidos cria, sim, um precedente de uma condenação de jornalista. É claramente preocupante, mas ainda assim não tira a relevância e a importância desse momento, como uma vitória da luta em defesa da liberdade de imprensa. Não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo”.   

Julian Assange, de 52 anos, estava preso no Reino Unido desde 2019, em uma prisão de segurança máxima. O perfil do WikiLeaks na rede social X comemorou a notícia. Segundo a página, a liberdade de Assange “é o resultado de uma campanha global que abrangeu” diversos atores e entidades. A publicação acrescenta que o jornalista australiano passou mais de cinco anos numa cela de seis metros quadrados, “isolado 23 horas por dia” e agora vai se reencontrar com a esposa Stella Assange e os filhos, “que só conheceram o pai atrás das grades”.  



Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Homens são mortos a tiros e corpos são encontrados ao lado de moto no Litoral Sul da Paraíba

Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…

8 horas ago

Homem é flagrado arrastando cachorro amarrado a moto no Sertão da Paraíba

Um homem foi flagrado arrastando um cachorro amarrado a uma corda, preso à traseira de…

9 horas ago

GABINETE DA OUSADIA: Governo Lula fará licitação para contratação de empresas para enfrentar a “extrema direita” nas redes sociais

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crise de comunicação…

9 horas ago

Shoppings Manaíra e Mangabeira têm horários especiais para o fim de ano; veja

Os shoppings Manaíra e Mangabeira, em João Pessoa, vão operar em horários especiais durante o…

9 horas ago

Homem é suspeito de matar mulher e tirar a própria vida em seguida na Paraíba

Um crime abalou a cidade de Massaranduba, no interior da Paraíba, nesta quinta-feira (12). A jovem Dayane…

9 horas ago

Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da PB

Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…

9 horas ago