A produção artesanal do Maranhão vem dos principais biomas brasileiros, Amazônia e Cerrado, e utiliza materiais como as fibras vegetais, cipós, madeiras e argilas. A partir de agora, as técnicas de mais de 4,7 mil artesãos maranhenses estão registradas em uma grande plataforma digital – o maior mapeamento de artesanato já realizado no país.
A plataforma “Artesanato do Maranhão” foi lançada neste mês para celebrar a tradição artesanal do estado, como roupas, instrumentos musicais e, claro, o Bumba-Meu-Boi, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O acervo traz 43 mil imagens, 200 vídeos e gráficos, além de um glossário exclusivo com os termos e medidas utilizados pelos artesãos. E o acesso é livre e de graça.
A plataforma tem também informações sobre os municípios e os povoados onde vivem os artesãos, incluindo 28 aldeias indígenas e 274 comunidades quilombolas.
Os números dão uma dimensão do projeto… Para fazer todo esse mapeamento, a equipe responsável percorreu mais de 2 mil povoados. Em 1,3 mil deles, foram encontrados artesãos em atividade. Paula Porta, a responsável pela concepção do projeto, detalha alguns dos mais de 23 mil produtos registrados, feitos com mais de 3,6 mil tipos de materiais.
Na prática, a plataforma é uma “vitrine” para o trabalho dos artesãos, não apenas para o consumidor final, mas também para gestores públicos estabelecerem parcerias, como explica a responsável pela concepção da plataforma, Paula Porta.
O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…
O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (28), para manter…
Dois homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (28) com materiais explosivos no Bairro das…
Os profissionais de saúde envolvidos na morte do bebê recém-nascido Davi Elô e de sua…
O craque brasileiro Neymar Jr, de 33 anos, e Bruna Biancardi, de 30, estariam focados…