Grandes navios podem passar do Oceano Atlântico aos Grandes Lagos da América do Norte através do Canal de São Lourenço entre os Estados Unidos e o Canadá. O projeto de navegação é dos anos 50 e foi inaugurado oficialmente, em 26 de junho de 1959, pela Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, e pelo Presidente norte-americano Dwight David Eisenhower.
Por mais de duas centenas de anos, a região foi vista como uma importante rota de navegação. Em 1895, Estados Unidos e Canadá criaram a primeira comissão conjunta para estabelecer uma nova via marítima. A hidrovia só saiu do papel em 1954 quando os dois países assinaram um acordo para a construção do Canal de São Lourenço com 3.700 quilômetros de extensão.
Para que o novo canal fosse construído, quatro pontes na área de Montreal foram modificadas sem interromper o tráfego. Devido às formações rochosas na região, foram usados equipamentos mais fortes para realizar as escavações.
Com a previsão de inundar uma área de quase 260 quilômetros quadrados, as terras foram desapropriadas. Cerca de 6.500 pessoas precisaram ser realocadas. Mais de 50 quilômetros de rodovia também foram encobertos pela água.
Depois de quase cinco anos em obras, o tráfego comercial foi liberado em 25 de abril de 1959. No mês seguinte, a Rainha Elizabeth II, que estava em visita real ao Canadá, e o presidente norte-americano Dwight David Eisenhower participaram da cerimônia oficial de inauguração do Canal de São Lourenço. Na época, onze milhões de toneladas de carga passaram a ser transportadas pelo Canal. Em 2015, o número já era quatro vezes maior.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Edição: Paula de Castro
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação Web: Marizete Cardoso
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