Categories: Entretenimento

Alimentação saudável deve começar já nos primeiros meses de vida


Até os seis meses de vida, o bebê deve ter como alimento exclusivo o leite materno, conforme recomendam a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Passado esse período, chega a fase da introdução alimentar, onde as crianças podem experimentar novos sabores e texturas, diversificando o paladar e ganhando mais saúde.

A introdução dos novos alimentos deve ser feita de forma gradual e, principalmente, com alimentação saudável e equilibrada. Sendo assim, não há necessidade de adição de sal, açúcares, gorduras ou aditivos químicos. “Aos poucos, os alimentos passam a ser a principal fonte de nutrientes e o leite materno complementa tais necessidades. Deve-se ofertar ‘comida de verdade’, como frutas, legumes, raízes, tubérculos, cereais, feijões, carnes e ovos”, explicou a nutricionista Paula Bacalhau, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa.

Ela ainda recomenda aos pais que não alimentem os bebês com massas para papinhas, conservas de legumes, frutas e leguminosas, molhos e temperos industrializados. Outro alerta importante, sobretudo nos primeiros dois anos de vida da criança, é evitar açúcares nas preparações, incluindo sucos, ou produtos como bolos, biscoitos, geleias e doces.

Paula Bacalhau ainda reforça que é na introdução alimentar que as crianças desenvolvem as habilidades de mastigação. Para tanto, algumas preparações podem ter alimentos amassados com o garfo, por exemplo, evitando processá-los no liquidificador. “A consistência das preparações deve ser de acordo com a habilidade de mastigação dos bebês”, orientou. “Bebês que mamaram no peito desenvolvem tal habilidade mais rapidamente devido aos movimentos que fazem para sugar o leite materno. Na dúvida, recomendo iniciar com consistência branda, sendo os alimentos amassados”, acrescentou Paula.

OFICINA GRATUITA

 A introdução alimentar para os bebês será tema de uma oficina on-line gratuita exclusiva para os clientes, no dia 31 de julho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/viver-melhor/saude-e-bem-estar/mae-e-bebe).

No mesmo mês, serão oferecidas outras duas oficinas: “Ambivalência na gestação e puerpério”, no dia 17; e “Cuidados com o bebê”, no dia 24. Estas atividades fazem parte do Programa Mãe e Bebê, que é voltado para clientes grávidas, independentemente do período gestacional.


Post Views: 4





Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Hospital Municipal Santa Isabel capacita equipe multidisciplinar sobre morte encefálica

Com o objetivo de capacitar seus profissionais para identificarem pacientes com perfil de morte encefálica…

9 horas ago

Delegado que investigou atentado contra Bolsonaro lidera investigações de explosões próximas ao STF

O delegado Rodrigo Morais, que investigou o atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro durante…

9 horas ago

Leo Bezerra visita obras da Orla Sul e ressalta avanços para proporcionar lazer, acessibilidade e qualidade de vida

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, visitou as obras da Orla Sul, nesta quinta-feira…

10 horas ago

Barroso envia para Moraes relatoria de inquérito sobre tentativa de atentado contra o STF

Agência Brasil O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira…

10 horas ago

Moraes chama explosões de “ato t3rr0rista” e descarta “mero s*ic1di0”

Em uma nova declaração sobre o homem que detonou explosivos próximo ao Supremo Tribunal Federal…

10 horas ago

Cícero Lucena participa de encontro que reúne principais economias do mundo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira,…

11 horas ago