Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Funjope divulga resultado final do Salão Municipal de Artes Plásticas

Funjope divulga resultado final do Salão Municipal de Artes Plásticas


A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta terça-feira (2), o resultado final do edital do XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap) – Prêmio Rose Catão, que pode ser acessado no link. Foram aprovados 15 projetos, cujo valor total é de R$ 65 mil.

“É realmente muito gratificante para nossa equipe da Funjope tornar público esse resultado final do Salão Municipal de Artes Plásticas. Esta é a segunda vez que nós realizamos o Samap e esse era um compromisso nosso que estamos desenvolvendo plenamente na gestão, valorizando os artistas locais, mas, sobretudo, valorizando o próprio conceito do Samap que é, historicamente, um salão extremamente importante”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que esses artistas selecionados passaram por uma concorrência alta, com 50 pessoas, onde foram bem avaliados, qualificados por uma comissão examinadora preparada e capacitada. “Isso dá uma legitimidade e autoridade a todos que participam do Salão”, acrescentou.

Os aprovados são: Fabrício Dias Medeiros, com o projeto Fragmentos de Dor (nº II, III e VI – série trabalha (dor); Samuel Garcia de Alcântara – Nós viemos da lama, não podemos morrer longe do rio; Caio Menezes de Oliveira – Translúcidas; Erik Kleiver Ferreira da Silva – Orikí de família; Lucas Alves dos Santos – Um pedaço de falésia para cada nome (léxico); Thiago Barreto Santiago – Portal das Marés ‘Coletivo Verdeee + Billy; e Mayara Isamael da Costa Freitas – Ressonâncias da pedra.

Na lista constam ainda Ana Lua Pereira Mousinho – Demarcar o prazer, cartografar o desvio: desdobrando mapas da sexualidade; Arnilson Cavalcante Montenegro Júnior – Consumidos pela multiplicidade; Américo Gomes de Almeida Filho – Abandono; Ana Paula Lopes Monteiro Nagano – Chocadeira/O ovo e a serpente/Maria José Cavaliere; Lohanna Letícia da Silva Oliveira – Fantasmagoria do manguezal; Felippe Castro Garcia – Ondas Nucleares/Capoeira/Ondas de aquecimento; Inara Marchi da Silva – Pirossomos; e Kivi Maerzi Araújo Ferreira de Pontes – Maximus mundus.

O Samap tem o objetivo de incentivar a produção e difusão das artes visuais, proporcionando a pesquisa e a busca de novos conceitos através da valorização e do fortalecimento da diversidade presente nas artes contemporâneas, além de promover a democratização e o acesso à cultura.

Homenagem – Este ano, o edital homenageia Rose Mary Catão, de nome artístico Rose Catão, artista plástica paraibana, natural de Campina Grande, mas residente em João Pessoa desde 1960. Ela é graduada em artes plásticas com especialização em cultura afro-brasileira e mestrado em biblioteconomia, todos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rose Catão possui vários cursos no campo das artes visuais e vem expondo seus trabalhos em desenho, pintura e gravura a partir do ano de 1980. Profere palestras e ministra cursos de xilogravura em escolas e universidades. Ilustra livros e revistas. Recebeu premiação (1º lugar) no Festival Nacional de Arte (Fenart) em sua VII edição.

Realizou sete exposições individuais e já participou de aproximadamente 100 exposições coletivas em João Pessoa e outras cidades brasileiras, com destaque para a International Small Engraving – Florean Musean (2006/2009).

 A artista expõe e tem trabalhos no Florean Museum – România, no Museu de Arte Contemporânea Olho Latino – São Paulo, na Fundação Espaço Cultural e na Galeria de Arte Gamela, ambas em João Pessoa.



Link da fonte aqui!