Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Usuários da PrEP vão poder se vacinar contra HPV no SUS

Usuários da PrEP vão poder se vacinar contra HPV no SUS


A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou nesta quarta-feira (3) na rede social X, antigo Twitter, que o governo federal vai ampliar a vacina contra HPV, o papilomavírus humano.

Pessoas de 15 a 45 anos que usam profilaxia pré-exposição ao HIV, ou seja, tomam comprimidos antes da relação sexual que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar o contato com o vírus, poderão agora se vacinar contra o HPV.

De acordo com a ministra, esse é mais um importante passo para prevenir a doença e cânceres associados a ela.

O assistente social, psicólogo e sanitarista Marco José Duarte ressalta a relevância da medida.

“É uma assertiva do Ministério da Saúde na política de humanização, no sentido de garantir proteção e acolhimento às pessoas que são muito mais vulnerabilizadas para o HIV, e também para o HPV”.

Mas o especialista espera também que novos grupos recebam a vacina em breve.

“Espero que também, no máximo daqui há um ano, que haja outras coberturas também”.

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de vacinação contra o HPV adotando dose única para o público-alvo, formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos. O objetivo é protegê-los antes da exposição ao vírus.

A vacina também é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para vítimas de abuso sexual; mulheres e homens que vivem com HIV; transplantados e pacientes oncológicos.

O HPV está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, além de diversos outros tumores em homens e mulheres. A infecção não apresenta sintomas na maioria das pessoas.

A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, assim, provocar o aparecimento de lesões. A vacina é a medida mais eficaz de prevenção contra a infecção.



Link da fonte aqui!