Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juros nos EUA, especulação, Lula: entenda a atual oscilação do dólar

Juros nos EUA, especulação, Lula: entenda a atual oscilação do dólar


Os juros nos Estados Unidos são a principal razão para a subida do dólar no Brasil, segundo especialistas. Mas as contas brasileiras e as declarações do presidente Lula podem agravar a situação.

Os Estados Unidos têm mantido os juros altos, por causa do mercado de trabalho aquecido e da inflação. A disputa eleitoral neste ano complica, como explica o professor de economia da FGV EAESP, Renan Pieri.

Com os juros mais altos lá, os investimentos rendem mais. Daí os investidores tiram os dólares do Brasil – e de outros países também – e levam aos Estados Unidos, que também é um país com menos riscos.

No Brasil, a situação fiscal preocupa, segundo o professor Renan. Isso porque o governo não tem conseguido aprovar medidas para aumentar as receitas e reduzir os gastos. E as declarações do presidente Lula são levadas em consideração por quem tem dinheiro investido no Brasil.

Já o professor Antônio Correa de Lacerda, de Economia Política da PUC de São Paulo, diz que o Brasil tem a dívida e as contas externas controladas, por isso não vê motivo para o dólar desvalorizar mais aqui que em outros países emergentes. Segundo ele, isso é especulação.

Para o professor Antônio, essa volatilidade do dólar deve diminuir daqui pra frente.

Nessa quarta-feira, após o governo adotar um discurso em defesa da meta fiscal, o dólar cedeu e chegou ao menor valor em quase uma semana.



Link da fonte aqui!