Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preços de genéricos podem variar até 685% em farmácias de São Paulo

Preços de genéricos podem variar até 685% em farmácias de São Paulo


Os preços dos medicamentos genéricos podem variar em até 685% em farmácias de São Paulo. Isso é quase sete vezes mais quando se compara um produto com outro.  

A constatação é de uma pesquisa do Procon do Estado divulgada esta semana.

Já nos preços dos remédios de referência, ou seja, aqueles de marca registrada exclusiva de uma empresa, a variação é de 134%.

Além do levantamento em lojas físicas, os valores praticados por sites de seis grandes redes de drogarias também foram comparados no estudo. As diferenças na internet chegaram a 230%.

Segundo o diretor executivo do Procon do Estado de São Paulo, Luiz Osartti Filho, o consumidor precisa ficar atento.

“A pesquisa que nós efetuamos serve de alerta para o consumidor. Chamar atenção para a importância da pesquisa de preços”. 

De acordo com o Procon, as farmácias não podem cobrar acima do permitido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. A lista de preços máximos está no site gov.br/anvisa.

O diretor executivo do Procon de São Paulo, Luiz Osartti Filho, destaca ainda que irregularidades precisam ser denunciadas. O que pode ser feito no site da Anvisa. 

Uma outra possibilidade de pesquisa de preços é entre os medicamentos similares, que têm o mesmo princípio ativo dos remédios de referência, mas com diferenças em outros componentes.

Nesse caso, a Anvisa orienta que o consumidor confira na bula do remédio similar a possibilidade do uso dele no lugar do medicamento de referência. 

* Com informações da TV Brasil 



Link da fonte aqui!