Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Após 14 anos, Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido

Após 14 anos, Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido


O Reino Unido tem um novo primeiro-ministro. Keir Starmer assumiu após a vitória esmagadora do Partido Trabalhista.

Confirmados os resultados das urnas, o novo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, recebeu do Rei Charles, no Palácio de Buckingham, a tarefa de formar um novo governo. Antes, o monarca havia recebido a renúncia de Rishi Sunak, que também deixou a liderança dos conservadores, com pedidos de desculpas pela pior derrota da história do partido, apenas 121 assentos.

Depois de 14 anos fora do poder, o Partido Trabalhista mais do que dobrou o tamanho da bancada, conquistando 412 assentos, do total de 650. No primeiro discurso no número dez da Downing Street, Keir Starmer reiterou que os eleitores votaram pela mudança, que vai trabalhar para reconquistar a confiança da população na política. E prometeu um governo de serviço para os que votaram e para os que não votaram nele, com estabilidade e moderação.

A eleição também foi marcada pelo crescimento de outras forças políticas. Os Liberais Democratas, de centro, vão ser a terceira maior bancada, com 71 assentos. O melhor resultado do partido em 100 anos. O ex-eurodeputado Nigel Farage, de extrema-direita, conhecido como o pai do Brexit, foi eleito para o Parlamento britânico pela primeira vez. O partido dele, o Reformista, ficou em sétimo lugar, com cinco assentos.



Link da fonte aqui!