Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mossoró ganha monumento em homenagem às vítimas da covid-19

Mossoró ganha monumento em homenagem às vítimas da covid-19


O Memorial inaugurado nessa quinta-feira (4) em Mossoró, no Rio Grande do Norte, traz o registro dos nomes das 760 vítimas fatais do coronavírus na cidade potiguar.  A lista dos homenageados foi gerada a partir do sistema oficial de coleta de dados epidemiológicos. 

Entre os nomes gravados no monumento, está o de Antônia Alves, que foi professora na rede municipal de ensino mossoroense durante 30 anos. A filha dela, Adriana Carla, destaca que o local é mais um elo de lembrança com a mãe.

 “Foi uma morte repentina e é uma homenagem muito bonita, realmente, para que não seja esquecido essas pessoas, né? Para que não seja esquecido o que a pandemia realmente fez com as famílias. É uma formada gente ficar mais próximo das pessoas que a gente ama”.

No memorial também está o registro daqueles que faleceram enquanto atuavam na linha de frente de combate ao vírus, como o irmão de Dona Raimunda Cavalcante. Ela relembra os últimos dias de vida com o irmão, que era médico. 

“Trabalhando, passou mal e só sobreviveu 3 dias. Eu observei que ele estava cansado, ele disse ‘é porque eu dei plantão ontem. Ele morreu salvando vidas. A última coisa que ele me disse ao sair de minha casa, que eu disse que ele não precisava enquanto outros estavam de férias o tirano licença, ele estava na linha de frente. E ele disse a mim: ‘esqueceu o que a senhora me ensinou?’”.

A Secretária Municipal de Saúde Morgana Dantas acredita que o local possa inspirar reflexões, mesmo para quem não perdeu um ente querido durante a pandemia.

“E que a gente possa pensar em como a gente vai viver daqui para frente. O que é que ficou dessa história? Que sejam, na verdade, apesar da falta que sentimos daqueles que partiram, sejam também de lembranças boas, e de oportunidades para que a gente possa ser melhor a cada dia”.

O Memorial Covid-19 está localizado na Praça Dix-Sept Rosado, no Centro de Mossoró.  Segundo o Painel Coronavírus do Governo Federal, até essa quinta-feira, foram 712.537 mortes causadas pelo coronavírus. 



Link da fonte aqui!