Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Palácio de Mafra mostra tesouros e peças raras – Cultura

Palácio de Mafra mostra tesouros e peças raras – Cultura



Este domingo é inaugurada, na Galeria Municipal Torreão Sul, no Palácio Nacional de Mafra, a exposição ‘Ad Gloriam Dei. Do património histórico e artístico das irmandades de Mafra’, que assinala o quinto aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra na Lista do Património Mundial da UNESCO.

A mostra apresenta a história, os bens artísticos mais importantes e a atividade das irmandades da Paróquia de Mafra, pondo em evidência a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra. Nela é possível admirar diversos tesouros, como o núcleo de prataria e ourivesaria, que inclui a cruz processional medieval de Santo André de Mafra; a relíquia do Santo Lenho, oferecida pelo rei D. José I, ou a grande cruz de Penitência da Ordem Terceira, oferecida por D. João V. Destaque ainda para a coroa e o vestido bordado a ouro, usados na cerimónia da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade.


A exposição, de entrada gratuita e que estará patente até maio de 2025, é comissariada pela historiadora de arte Teresa Leonor Vale.





Link da fonte aqui!