Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hospital Federal do Andaraí começa a ser municipalizado

Hospital Federal do Andaraí começa a ser municipalizado


Começou nesta segunda-feira, 8, o processo de transferência da gestão dos serviços de saúde do Hospital Federal do Andaraí para a Prefeitura do Rio de Janeiro. A portaria para início dos procedimentos foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira. 

Segundo o documento, durante 90 dias a gestão da unidade, situada na zona norte carioca, será compartilhada entre a prefeitura e o Ministério da Saúde. O prazo pode ser prorrogado por decisão da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do ministério. 

Durante esse período, deverão ser providenciados os atos definitivos para a cessão dos bens relativos ao hospital para as mãos da prefeitura. Os servidores federais da unidade também ficarão a serviço do hospital nesses três meses. Depois, a Secretaria Municipal de Saúde assumirá inteiramente a gestão da unidade.

Contrários a municipalização, servidores do Hospital Federal do Andaraí realizaram um ato. Christiane Gerardo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência do Estado do Rio de Janeiro, lembrou que a unidade já esteve sob gestão do município e que essa nova transferência não é a solução.

Procurado, o Ministério da Saúde afirmou que dará mais informações sobre o assunto nos próximos dias. No fim de junho, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, tinha prometido anunciar um programa de reestruturação dos seis hospitais gerais federais na cidade do Rio de Janeiro.



Link da fonte aqui!