Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula condena tentativa de golpe na Bolívia e compara ao 8 de janeiro

Lula condena tentativa de golpe na Bolívia e compara ao 8 de janeiro


Com a entrada da Bolívia no Mercosul, o presidente Lula acredita que o bloco ganha força, sobretudo na transição energética. Ainda no contexto boliviano, o presidente brasileiro condenou a tentativa de golpe no país vizinho e disse que a democracia deve estar sempre vigilante. 

A declaração fez parte do discurso oficial do presidente Lula na Cúpula do Mercosul, na capital do Paraguai, Assunção, nesta segunda-feira (8). No último 26 de junho, as Forças Armadas bolivianas foram retiradas do palácio presidencial em La Paz, após o presidente Luis Arce denunciar uma tentativa de “golpe” contra o governo.

O Mercosul é composto por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, e, agora, a Bolívia, que formalizou a entrada no bloco. Venezuela segue suspensa.

O encontro de líderes não teve a presença do presidente da Argentina, Javier Milei. Foi a primeira vez que um presidente escolheu não ir à cúpula.

Durante o discurso, o presidente Lula destacou que “a diversidade de opiniões, sem extremismos e intolerância, é bem-vinda”, no Mercosul. 

Aos líderes do Mercosul, Lula pediu integração no combate às mudanças climáticas. 

 Também durante o discurso nesta segunda-feira, o presidente Lula comemorou o que chama de “vitória das forças progressistas” na França.  

Como a presidência do bloco funciona em rodízio por ordem alfabética, a cada seis meses, durante a cúpula desta segunda, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, passou a presidência do bloco ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

Ainda nesta segunda, o presidente Lula segue para a Bolívia. Em uma das principais cidades, em Santa Cruz de la Sierra, ele tem outro encontro bilateral, com o presidente Luis Arce.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.