Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mata Atlântica é o bioma mais degradado proporcionalmente no Brasil

Mata Atlântica é o bioma mais degradado proporcionalmente no Brasil


Um levantamento recente da rede MapBiomas, inciativa que reúne organizações não governamentais, universidades e empresas de tecnologia para monitorar o uso da terra no país, aponta que a Mata Atlântica é o bioma mais degradado proporcionalmente no Brasil.

O dado se refere ao período entre 1986 e 2021, e destaca como um dos motivos as queimadas, na maior parte das vezes causadas pelo homem.  

De acordo com o Sistema Programa Queimadas, do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no primeiro semestre do ano, o Brasil registrou quase 4 mil focos de incêndio na Mata Atlântica, um aumento de 44% na comparação com igual período de 2023. Isso equivale a 10% de todos os focos de incêndio no país. 

Com o período de seca iniciando neste mês, a preocupação aumenta, porque é um bioma menos resistente a queimadas, como explica Pedro Viana, coordenador de Ciências do Instituto Nacional da Mata Atlântica.  

Pedro Viana lembra da importância dos cuidados com a áreas remanescentes das florestas.

A Mata Atlântica é um bioma costeiro, presente desde o nordeste até o sul do Brasil. Hoje, a cobertura original da floresta é de menos de 20% da vegetação nativa.

* Matéria atualizada para correção de áudio 



Link da fonte aqui!