Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

História Hoje: A Jornada épica da Voyager 2 a Júpiter

História Hoje: A Jornada épica da Voyager 2 a Júpiter


Mais de 965 milhões de quilômetros separam a Terra de Júpiter. Cem milhões de quilômetros à frente, está Saturno. Nos anos setenta, a Nasa enviou duas naves para visitar os dois planetas.

Em 9 de julho de 1979, a Voyager 2 fez a maior aproximação de Júpiter, a cerca de quinhentos e sessenta mil quilômetros do topo das nuvens do planeta.

O lançamento da Voyager 2 aconteceu em 20 de agosto de 1977, antes da sua nave-gêmea. A Voyager 1 só foi enviada duas semanas depois, em uma rota diferente, e chegou a Júpiter quatro meses antes.

Cada Voyager levou equipamentos como câmeras, medidores de radiação, dispositivos para estudar ondas magnéticas e um disco banhado a ouro com “imagens e sons selecionados para retratar a diversidade da vida e da cultura na Terra”.

As primeiras imagens e dados científicos coletados pela Voyager 2 chegaram à NASA em abril de 1979. Durante a missão, a espaçonave sobrevoou as luas Ganímedes, Europa e Amalteia.

Também realizou dez horas de observação de um vulcão na lua Io e descobriu mais um satélite. Em quase um mês de estudos, a Voyager 2 enviou dezessete mil imagens.

Depois disso, fez uma inspeção em Saturno, no ano de 1981. Passou por Urano em 1986. E, em 1989, a Voyager 2 alcançou o ponto mais próximo de Netuno.

A Voyager 2 foi além da missão inicial e se tornou a única nave a estudar, de perto, todos os quatro planetas gigantes do sistema solar. E foi o primeiro objeto feito pelo homem a passar por Urano.

História Hoje Redação: Beatriz Evaristo Sonoplastia: Jailton Sodré Edição e apresentação: Bianca Paiva Publicação Web: Leyberson Pedrosa



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.