Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Luso-belga assegura lançamento do foguetão ‘Ariane 6’ – Sociedade

Luso-belga assegura lançamento do foguetão ‘Ariane 6’ – Sociedade



O foguetão ‘Ariane 6’, que na terça-feira descolou com sucesso, tem por gestor de missão o luso-belga Tony dos Santos e leva a bordo no voo inaugural um nanossatélite português.

“O meu principal objetivo é garantir que a campanha decorra de forma harmoniosa e segura”, disse Tony dos Santos, que desde 2011 trabalha na Agência Espacial Europeia como responsável de certificação de voo e desde 2014 também no projeto ‘Ariane 6’.


O engenheiro nascido na Bélgica, filho de portugueses, tem por tarefa controlar o sistema de monitorização do voo, a avaliação pós-voo e a confirmação dos parâmetros dos satélites que seguirão a bordo.

Um desses satélites é o português ‘ISTSat-1’, construído no Instituto Superior Técnico e que tem por missão testar a viabilidade de satélites deste tipo na deteção de aviões em zonas remotas.

O engenheiro explicou que o ‘Ariane 6’ é sucessor do 5, com avanços tecnológicos.

O ‘Ariane 6’ tem uma “versatilidade maior e custos de produção mais baixos, permitindo duplicar a taxa de lançamentos para o espaço”, acrescentou.

Como gestor, na base de Kourou (Guiana Francesa), acompanhou a construção da plataforma de lançamento.

À agência Lusa, referiu que visita a terra dos pais nas férias. “Tenho dupla nacionalidade, belga e portuguesa. Sabe… camaleões portugueses”, gracejou.





Link da fonte aqui!