Os 365,4 kg de cocaína foram apreendidos na quarta-feira, em Koupentoum, num camião proveniente de um país “vizinho” que não foi especificado no comunicado das alfândegas publicado esta quinta-feira. Koupentoum situa-se numa estrada que conduz ao Mali e à Gâmbia.
A droga, contida em 338 bolachas e avaliada em 29,2 mil milhões de FCFA (mais de 44 milhões de euros), estava escondida debaixo da cama do camião.
Esta apreensão de cocaína é a terceira do género desde janeiro pela alfândega de Koupentoum, com um peso total de 721 quilogramas, segundo as alfândegas.
Nos últimos meses, as autoridades senegalesas têm efetuado um número crescente de apreensões de cocaína em países vizinhos, nomeadamente na Guiné-Conacri, na Gâmbia, na Guiné-Bissau e no Mali, reputados zonas de trânsito de droga produzida na América Latina a caminho da Europa.
As alfândegas anunciaram várias apreensões de cocaína nos últimos meses, incluindo uma de uma tonelada em meados de abril no leste do país, na fronteira com o Mali, e várias outras no início deste mês.
Em novembro de 2023, o exército anunciou a apreensão de quase três toneladas de cocaína de um navio que tinha sido detido em águas internacionais ao largo da costa do Senegal.