Cinco carros de combate Leopard II A6 do Exército Português chegaram, na manhã desta terça-feira, a Lest, na Eslováquia, onde vão integrar durante pelo menos seis meses a primeira Força Nacional Destacada de carros de combate nas Forças Armadas Portuguesas. Vão estar integrados numa unidade espanhola e fazer parte das medidas da NATO de reforço da fronteira Leste após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os carros de combate foram transportados por via terrestre desde o Campo Militar de Santa Margarida (Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada) até ao porto de Setúbal; a partir daí por via marítima até ao porto de Gdynia, na Polónia; e depois novamente por via terrestre através da Polónia, Chéquia e Eslováquia.
Na Eslováquia já se encontravam os 24 militares que vão ser a guarnição e elementos de manutenção dos carros de combate. Pela primeira vez estes vão ostentar a Cruz de Cristo, presente nas viaturas do Exército quando em missões no estrangeiro, tratando-se de uma tradição militar.
Além do pelotão de cinco carros de combate, tem ainda duas viaturas pesadas em uma ligeira, a força “irá participar em exercícios e atividades de treino, integrada num Batalhão Espanhol, num contexto de aprofundamento da presença da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa desta organização, bem como da interoperabilidade das forças num contexto multinacional no âmbito da operação enhanced Vigilance Activities da NATO”, revelou o Exército.
Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe…
A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, deixou na noite desta sexta-feira (28/3)…
A Unidade de Saúde da Família (USF) Verde Vida, localizada no Bairro das Indústrias, promoveu,…
Prazo estendido Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima…
O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…
O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…