A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) manifestou, em comunicado, o seu “profundo desagrado e repúdio pela decisão da RTP, canal público de televisão, em não transmitir a final do Campeonato da Europa de Andebol de sub-20 entre as seleções de Portugal e Espanha”, que decorreu no domingo na cidade eslovena de Celje.
De acordo com a confederação, a “decisão pôs em causa o serviço público a que a RTP está, moral e contratualmente, vinculada e prejudica os interesses de todos os portugueses amantes do desporto – e os da própria modalidade em particular”.
Em Espanha, a final foi transmitida no Teledeporte, canal público espanhol dedicado ao desporto. Face a esta situação, a CDP exige explicações por parte da RTP e anunciou que vai solicitar uma reunião urgente ao Conselho de Administração da RTP, para que sejam prestados “esclarecimentos detalhados sobre os motivos que levaram a esta decisão e quais os critérios utilizados para a mesma”, de forma “a evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer”. No duelo ibérico, Portugal perdeu (35-31).