Categories: Entretenimento

BE diz que democracia termina se partidos deixarem “de apresentar alternativas em nome da estabilidade” – Política



A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, defendeu esta quinta-feira que o “dia em que os partidos deixarem de apresentar as suas alternativas em nome de uma qualquer estabilidade, a democracia terminou”.

Em declarações aos jornalistas à margem de um encontro com a Ordem dos Advogados, Mariana Mortágua afirmou que o Bloco de Esquerda sente a “responsabilidade democrática de participar e contribuir para o debate orçamental” e que as promulgações recentes do Presidente da República não aumentam a pressão sobre os bloquistas.

Mortágua disse que, além da responsabilidade de participar no processo orçamental, o BE assume a “responsabilidade de apresentar uma alternativa”, defendendo que “o pior que pode acontecer à democracia é os partidos abdicarem de apresentar alternativas políticas”.

“O Bloco quer apresentar uma alternativa política ao rumo que o Governo escolheu, uma alternativa ao programa neoliberal que o Governo escolheu e nós não abdicamos dessa responsabilidade democrática e achamos que ela é importante para o país, porque a democracia perde potência quando de repente são tudo versões do mesmo projeto, do mesmo orçamento”, defendeu.

Questionada sobre se esta era uma mensagem dirigida ao secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, a coordenadora do Bloco explicou que “a decisão de cada partido perante cada orçamento pertence apenas a cada partido” e reiterou que “a democracia perde qualidade e se reduz quando as alternativas são esmagadas perante uma pressão em nome de uma estabilidade que é fictícia”.

“Os países em que este rolo compressor da governabilidade sugou todos os partidos acabaram com as extremas-direitas mais fortes. Nós temos a França como um bom exemplo do que aconteceu com a ‘macronização’ da política. Vamos evitar que isso aconteça em Portugal e vamos apresentar alternativas fortes. O que fazem os restantes partidos, eu não posso comentar”, concluiu.

No passado dia 16 de julho, a coordenadora do BE, Mariana Mortágua, anunciou que o seu partido vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2025 e acusou o PS de contradição caso aprove o documento do Governo PSD/CDS-PP.

“Este é um orçamento que vira o país ao contrário. É um orçamento de desigualdades. É um orçamento que tira recursos de baixo para entregar em cima, sem resolver nenhum dos problemas do país. E é por isso que o Bloco de Esquerda votará contra este orçamento”, anunciou Mariana Mortágua, em conferência de imprensa na sede nacional do partido, em Lisboa.





Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Hospital Municipal Santa Isabel capacita equipe multidisciplinar sobre morte encefálica

Com o objetivo de capacitar seus profissionais para identificarem pacientes com perfil de morte encefálica…

6 horas ago

Delegado que investigou atentado contra Bolsonaro lidera investigações de explosões próximas ao STF

O delegado Rodrigo Morais, que investigou o atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro durante…

6 horas ago

Leo Bezerra visita obras da Orla Sul e ressalta avanços para proporcionar lazer, acessibilidade e qualidade de vida

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, visitou as obras da Orla Sul, nesta quinta-feira…

7 horas ago

Barroso envia para Moraes relatoria de inquérito sobre tentativa de atentado contra o STF

Agência Brasil O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira…

7 horas ago

Moraes chama explosões de “ato t3rr0rista” e descarta “mero s*ic1di0”

Em uma nova declaração sobre o homem que detonou explosivos próximo ao Supremo Tribunal Federal…

7 horas ago

Cícero Lucena participa de encontro que reúne principais economias do mundo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira,…

8 horas ago