Começou a 21 de julho e é uma lua cheia especial porque acontece em conjunção ao planeta Plutão, que está na sua fase retrógrada e em Aquário. Trata-se de uma lua que trará objetividade sobre as dependências emocionais da nossa vida, dependências essas que temos de largar. Ao mesmo tempo, irá trazer luz às nossas reações instintivas e que precisam de revisão e ponderação. Mais: será um ciclo em que o que está reprimido pode saltar à vista e trazer explosões emocionais. Esta conjunção da lua a Plutão estará também em trígono ao planeta Marte acabado de entrar em Gémeos, o que aumenta o seu lado instintivo, mas também o seu poder regenerador. Marte em Gémeos traz esta componente da comunicação e de novas ideias às relações de todo o género. A sexualidade estará, também, enfatizada para alguns.
Dependendo do lugar onde esta lua cheia acontecer no mapa de cada um, pode significar clareza sobre o que tem de ser metamorfoseado na nossa história, seja ao nível de padrões emocionais, seja ao nível da situação profissional. Nesta lua cheia vamos querer encontrar um novo significado para as nossas vidas, um sentido de criação de algo completamente novo.
Quem tem o sol, a lua, o ascendente ou qualquer outro planeta ou símbolo nos últimos graus de Capricórnio, Caranguejo, Carneiro e Balança irá sentir fortemente os efeitos desta lua, assim como os restantes signos da terra. Por estar em conjunção ao Plutão em Aquário, os outros signos de ar terão igualmente os seus efeitos (Gémeos e Aquário), assim como os restantes signos fixos de Escorpião e Leão. Será uma lua potente nos aspetos que forma, como também na quantidade de signos em que tem impacto.